Leitura Recomendada

Nesta página, estão listados livros, artigos e sites da web, que você pode achar interessante na hora de preparar suas submissões ao CEPA.

A intenção é aumentar essa lista conforme novos itens chamem nossa atenção, portanto, se você tiver alguma susgestão, entre em contato conosco.

 

  • Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal – CONCEA

A DIRETRIZ BRASILEIRA DE PRÁTICA PARA O CUIDADO E UTILIZAÇÃO DE ANIMAIS PARA FINS CIENTÍFICOS E DIDÁTICOS (DBCS)  (<-LINK) apresenta princípios de condutas que permitem garantir o cuidado e o manejo éticos de animais utilizados para fins científicos ou didáticos.

​As DIRETRIZES DA PRÁTICA DE EUTANÁSIA  (<-LINK)  referem-se aos procedimentos de eutanásia realizados com fins científicos ou didáticos.

  • Colégio Brasileiro de Experimentação Animal

O COBEA (Colégio Brasileiro de Experimentação Animal) é uma Sociedade Civil, de caráter científico-cultural, sem fins lucrativos, constituída por pesquisadores e técnicos interessados em experimentação animal. No site do COBEA você pode encontrar diversas informações, a respeito de Ciência Animal, como: legislação e ética, publicações, eventos, cursos, etc.

Visite o site do COBEA  (<-LINK).

  • Princípios Éticos e Práticos do uso de Animais de Experimentação

Este livro é realmente de leitura fundamental para aqueles que estiverem envolvidos em pesquisa com animais de experimentação. Possui um texto bastante didático e é repleto de ótimas ilustrações, tornando sua leitura fácil e agradável. É um excelente meio de atualização para orientadores, e de instrução para jovens pesquisadores.
Todo laboratório que trabalha com experimentação animal deveria ter um exemplar destes em sua prateleira.

Para adquirir o livro, clique aqui.

Notícias