Ter, 27 de julho de 2021, 09:06

Podcast “Exercício é uma droga’’ trata de assuntos da saúde de forma dinâmica e divertida
Projeto traz convidados de várias partes do país
O professor Aluísio Andrade Lima, dos departamentos de Educação em Saúde e de Educação Física, está à frente do projeto na UFS. (fotos: arquivos pessoais)
O professor Aluísio Andrade Lima, dos departamentos de Educação em Saúde e de Educação Física, está à frente do projeto na UFS. (fotos: arquivos pessoais)

O podcast “Exercício é uma droga’’ é um projeto que nasceu da inconformidade de quatro professores ao constatar que havia muita informação falsa sobre saúde, nutrição e exercícios sendo disseminada de forma equivocada por pessoas que se intitulam especialistas nas redes sociais e até mesmo na mídia profissional, gerando fake news.

Na primeira temporada foram ao ar seis episódios que contaram com a participação de especialistas da Universidade Federal de Sergipe, Universidade de São Paulo (USP), entre outras instituições renomadas. Baseadas em evidências cientificas, as informações são passadas de uma forma simples e acessível para o público em geral.

‘‘Nós temos o Ciclo de Fisiologia, que é uma página no Instagram, que já conta com quase onze mil seguidores, e queríamos expandir isso para pessoas que são leigas no assunto, que não são exatamente da área, de uma forma direta, objetiva e dinâmica. O podcast tem uma linguagem divertida, enquanto fala de assuntos sérios, relacionados à saúde, nutrição e exercícios’’, conta o professor Aluísio Andrade Lima, dos departamentos de Educação em Saúde (Lagarto) e de Educação Física (São Cristóvão).

O projeto conta atualmente com a atuação de quatro pessoas. Além de Aluísio, Rafael Rezende, da Universidade Paulista (Unip), Tiago Peçanha, pós-doutorando em Medicina na USP, e Raphael Fecchio, doutorando em Educação Física também na USP.

‘‘Nós já falamos sobre musculação, doenças crônicas, exercícios aeróbios. Recentemente, lançamos um episódio sobre obesidade e diabetes, mais à frente vamos falar de doença cardiovascular, entre outros temas’’, afirma.

‘‘Os entrevistados são escolhidos através das nossas reuniões periódicas, onde nós discutimos nomes de especialistas em determinada área, pesquisadores e as melhores pessoas dessa temática no Brasil. Inclusive fizemos uma entrevista com Pedro Hallal, que é um dos melhores epidemiologistas do Brasil e do mundo. Já tivemos professores da UFS, USP e de instituições de fora do Brasil’’, completa.

Financiamento internacional


Entrevistados de várias partes do Brasil e de fora são escolhidos nas reuniões que o projeto realiza periodicamente.
Entrevistados de várias partes do Brasil e de fora são escolhidos nas reuniões que o projeto realiza periodicamente.

O projeto é financiado pela instituição britânica Phisiological Society, da qual o professor Tiago Peçanha é membro. De acordo com ele, alguns assuntos abordados no projeto são muito mal veiculados de uma forma geral.

‘‘Diante disso, há muito espaço para divulgação de fake news, sobretudo vindo de alguns influenciadores, blogueiros, e até de pessoas que não são da área. E havia a possibilidade e oportunidade de obter esse financiamento da instituição britânica de Fisiologia para produzir uma coisa que já tínhamos em nossa mente, que poderia ser uma via de divulgação cientifica eficaz, então nós desenvolvemos esse projeto’’, relata.

‘‘Isso é muito importante porque a Physiological Society é uma instituição muito respeitada mundialmente, e traz uma credibilidade muito relevante para o nosso projeto junto aos nossos convidados. E se não fosse o apoio da instituição, teríamos muito mais dificuldade em desenvolver o projeto com a qualidade que ele tem hoje, e não teria tanto reconhecimento entre nossos pares’’, complementa Aluísio.

Ainda de acordo com Aluísio, o nome do podcast surgiu de uma reunião, um dos integrantes deu a ideia, todos acataram e concordaram que seria muito interessante. ‘‘Muitas pessoas não gostam de fazer [exercício] e acha chato. Mas ele pode ser utilizado, em determinada dose, para trazer muitos benefícios à saúde. Pode ser muito chato, mas pode ser considerado remédio, aí ficou o nome’’, conta.

Os programas podem ser ouvidos nos principais agregadores como Spotify, Deezer, Google Podcast e Apple Podcast.

Francielle Fernandes (bolsista)

Luiz Amaro (edição)

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Qua, 11 de agosto de 2021, 17:00
Notícias UFS