Seg, 26 de julho de 2021, 16:38

Relação entre Literatura e Filosofia é tema de livro lançado pela Editora UFS
Obra foi organizada pelo professor Cícero Cunha Bezerra, do Departamento de Filosofia

A metáfora do curto-circuito, utilizada pelo filósofo americano John Caputo, de pequenos choques que desestruturam as correntes e permitem uma passagem dos excessos, inspirou o título da obra organizada pelo professor Cícero Cunha Bezerra, do departamento de Filosofia e do Núcleo de Graduação em Ciências da Religião da UFS.

“Literatura e Filosofia: curtos-circuitos” (184 pág.) explora “as relações tão tensas, em certa medida, mas tão profícuas também, que tradicionalmente se tem entre dois campos que dialogam e mantêm suas especificadas”, explica o professor.

Cícero conta que o desafio de trabalhar com Filosofia no campo da Literatura é o de “se aproximar metodologicamente sem transformar o objeto da análise (que é a literatura) em algo que não lhe corresponda.”

O organizador foi confrontado com esse desafio durante o período em que atuou no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFS, de 2014 a 2019. Foi desse esforço de análise que nasceram os cinco capítulos deste livro, germinados de dissertações do programa sob sua orientação.

Obra explora relações tensas, porém frutíferas entre estas duas áreas do conhecimento (Capa: Jeane de Santana/Editora UFS)

“Foram desenvolvidos capítulos que pudessem convergir num livro que tivesse uma certa harmonia temática e de abordagem”, completa.

Leminski

O primeiro deles, “O Haikai em Paulo Leminski: tradição e fundamentos”, foi desenvolvido por Rodrigo Michell Araujo, agora doutor em Filosofia pela Universidade do Porto. A obra do poeta curitibano é posta em interface com o pensamento do filósofo Martin Heidegger, pensando as conexões poéticas com o zen-budismo.

Memorialismo

“Os rastros da memória na Literatura Brasileira” é o segundo capítulo, escrito pelo doutorando em Literatura pela UFRN, Ramon Diego Câmara Rocha. O autor busca compreender em que medida as narrativas memorialistas permitem o trânsito entre o microcosmo da memória até o macrocosmo do cotidiano, tirando daí consequências para os fatos sociais.

Machado

“Memórias Póstumas de Brás Cubas: um olhar hermenêutico da realidade”, de Erick Camilo da Silva, atualmente professor da Universidade de Pernambuco, faz uma aproximação às questões presentes no contexto histórico brasileiro e a condição existencial que encontra na relação entre senhor e escravo.

Capítulos nasceram a partir de dissertações desenvolvidas no programa de Pós-Graduação em Letras no período de 2014 a 2019

Balzac

Em “Balzac: a capitalização do espírito humano”, Otávio Monteiro Pereira, atualmente professor do Instituto Federal de Alagoas, trabalha as cenas da vida privada como um estudo de costumes, tendo como marco inicial a obra de Walter Benjamim, tentando mostrar um decisivo elemento na criação de uma nova forma de romance face à mercantilização dos valores representados nos personagens.

Camus

O último capítulo é sobre Alberto Camus, de Ricardo Itaboraí Andrade de Oliveira, explora as influências das relações entre filosofia e literatura na obra de Camus, tendo como marco as reflexões do professor Benedito Nunes, propondo a concepção de uma prosa em que os elementos abstrato-filosóficos se enquadrariam no que chamou de romance filosóficos.

O professor Cícero Cunha Bezerra, do Departamento de Filosofia e do Núcleo de Graduação em Ciência da Religião, é o organizador da obra

Na avaliação do organizador, os capítulos têm um caráter introdutório aos autores, “de maneira que o leitor não especializado no campo da filosofia e da literatura, conseguirá ter uma compreensão global destes temas, de forma simples”.

Fruto do edital de Livros Digitais da Editora UFS, que aprovou 30 obras para publicação, “Literatura e Filosofia: curtos-circuitos” pode ser baixado gratuitamente no site www.livraria.ufs.br/.

Podcast Sinopse

A obra organizada pelo professor Cícero Cunha foi tema do segundo episódio do Podcast Sinopse, programa que apresenta os lançamentos da Editora UFS em entrevista com os autores. Ouça aqui.

O organizador

Cícero Cunha Bezerra fez doutorado em Filosofia na Universidade de Salamanca, na Espanha, e mestrado na mesma área na Universidade Federal da Paraíba. Tem como matérias de interesse a filosofia antiga e medieval, literatura, mística, religião e arte.

Atualizado em: Seg, 26 de julho de 2021, 17:44