Qui, 08 de novembro de 2018, 15:44

Colóquio em homenagem a Paulo Freire inicia programação no campus de São Cristóvão
Viúva do educador proferiu conferência “História e memória”
Evento ocorreu no auditório da Reitoria, campus de São Cristóvão. (fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Como parte da programação da Semana Acadêmica e das ações comemorativas dos 50 anos da Universidade Federal de Sergipe, ocorreu na manhã dessa quinta-feira, 8, a abertura do Colóquio Paulo Freire nos 50 anos da UFS: um tributo ao patrono da educação. Organizado pelo Departamento de Educação (DED) e pela Coordenação Estadual do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), o evento segue até a tarde desta sexta-feira, 9 (veja abaixo da matéria o folder com a programação completa do evento).

Veja as fotos do evento

“O educador e o homem: História e memórias” foi o tema da conferência proferida pela viúva, estudiosa e sucessora legal da obra de Paulo Freire, Ana Maria Araújo Freire.

A mesa de abertura ocorreu no auditório da Reitoria e contou com a presença da vice-reitora Iara Campelo, além de representações docentes e discentes da área de educação da UFS e do estado de Sergipe.

Segundo Silvana Bretas, chefe do DED, “o verdadeiro Paulo Freire merece ser discutido, estudado e também criticado para, assim, superar a perspectiva da época em que seus livros foram escritos”.

Conferência

Para Silvana Bretas, do DED, “o verdadeiro Paulo Freire merece ser discutido, estudado e também criticado".

Após a abertura, o evento seguiu com a conferência “O educador e o homem: História e memórias”, na qual a viúva, estudiosa e sucessora legal da obra de Paulo Freire, Ana Maria Araújo Freire, compartilhou um relato pessoal sobre a vida do educador.

“Ele dedicou sua vida à educação, para que pudesse tirar as pessoas analfabetas dessa condição e trazer para a participação política. Esse foi seu grande trabalho de vida”.

Para André de Paula, recém-formado em Pedagogia na UFS, esse colóquio é de grande importância para rever e relembrar a história e importância de Paulo Freire para a educação. “É o momento de resgatar a paixão pela educação usando como base os princípios de vida, luta e dedicação do educador”, explica.

A estudante de Psicologia Raissa Dantas diz que está participando do colóquio para buscar maior aprofundamento teórico na área de educação.

O evento, aberto ao público em geral, contou com a participação de alunos de diversas áreas do ensino. Raissa Dantas, estudante do 8º período de Psicologia, relata que está participando do colóquio para buscar maior aprofundamento teórico na área de educação.

“Para trabalhar com a comunidade é preciso ampliar os conhecimentos teóricos além dos que são discutidos na Psicologia, principalmente em educação, e é isso que me trouxe aqui hoje”, diz.

Doutor honoris causa

Na noite de ontem, 7, a UFS concedeu a Paulo Freire o título de doutor honoris causa. Ainda na cerimônia, oito aposentados receberam o título de professor emérito. Saiba mais aqui.

Atualizado em: Qui, 08 de novembro de 2018, 15:54