Ter, 13 de março de 2018, 13:01

Estudantes realizam pré-matrícula após liberação da primeira lista de espera
Foram convocados cerca de 9.000 candidatos
Angelúcia Tavares não conteve a emoção ao acompanhar o filho Paulo Eduardo durante a pré-matrícula no curso de Engenharia da Computação. (fotos:  Adilson Andrade/Ascom-UFS)
Angelúcia Tavares não conteve a emoção ao acompanhar o filho Paulo Eduardo durante a pré-matrícula no curso de Engenharia da Computação. (fotos: Adilson Andrade/Ascom-UFS)

Os olhos de Angelúcia Tavares dos Santos se enchiam de lágrima cada vez que seu filho Paulo Eduardo dos Santos Reis falava sobre a expectativa com o curso de Engenharia da Computação, na Universidade Federal de Sergipe. Paulo Eduardo está como 1° suplente e, junto com sua mãe, chegou cedo para realizar sua pré-matrícula.

Veja aqui todas as informações sobre Sisu UFS 2018

“Pelo que eu conversei com meu primo, que faz Engenharia da Computação, é basicamente o que eu quero. Cheguei a ficar em dúvida entre Engenharia da Computação e Ciência da Computação, mas já decidi. A expectativa está alta para poder cursar”, diz o candidato.

Sem conter a empolgação, Angelúcia conta que sempre esteve ao lado do filho durante a preparação incentivando seu empenho e estimulando a busca por informações. “Sempre dizia: ‘fique atento, corra atrás do seu futuro. Falou em estudo e progresso, estou aqui’”, destaca a mãe.

Lista de espera

De acordo com o pró-reitor de Graduação Dilton Cândido, os excedentes só serão convocados se todos os suplente não realizarem a pré-matrícula.

De acordo com o pró-reitor de Graduação Dilton Cândido Maynard, a primeira lista de espera divulgada na última sexta-feira, 9, chamou cerca de 9.000 candidatos. Dilton informa ainda que a maior tensão no processo de pré-matrícula foi até a liberação da lista pelo fato de os candidatos estarem ansiosos, mas que agora o processo segue tranquilamente.

“A gente ampliou a equipe por conta do maior número de alunos na lista de espera e isso fez com que o trabalho ocorresse de maneira tranquila, tanto na matrícula dos candidatos aprovados e suplentes quanto no atendimento a candidatos com deficiência”, informa.

Segundo o pró-reitor, a chamada é feita multiplicando por quatro a quantidade de vagas disponíveis. “Se um curso tem três vagas, nós chamamos 12 pessoas. São os três aprovados e os suplentes. O excedente aparece na lista, mas não é chamado. Ele só é convocado se todas as quatro opções de suplentes não se colocarem para vir estudar”, explica.

Segundo Antônio Edilson, diretor do DAA, a UFS determina a quantidade de excedentes para agilizar prazos e diminuir processo de entrega de documentos.

O diretor do Departamento de Administração Acadêmica (DAA) Antônio Edilson do Nascimento informa que esse procedimento é realizado para evitar a chamada de muitas pessoas e agilizar o processo.

“Nós precisamos diminuir a quantidade de excedentes porque senão teremos um grande fluxo de pessoas para entregar documentação e prazos maiores. Quanto maiores os prazos, menor será a relação de convocados”.

Sisu na UFS

Primeira lista de espera do Sisu UFS 2018 contém  9.000 candidatos.
Primeira lista de espera do Sisu UFS 2018 contém 9.000 candidatos.

A pré-matrícula segue até esta quarta-feira, 14. Todos os candidatos relacionados na lista de espera que se encontram na condição de aprovados ou suplentes devem fazer a pré-matrícula institucional.

A próxima lista está prevista para ser publicada no dia 19 de março.

Para mais informações, acesse o site do Sisu na UFS.

Atualizado em: Qui, 15 de março de 2018, 15:40